[PORTUGAL] Algarve: dicas de praias, restaurantes, passeios e nosso roteiro

Recentemente tive a oportunidade de ir para o Algarve novamente (segunda vez) e este e um lugar que eu voltaria sempre! Um ótimo destino de verão na Europa.

A primeira vez que fui para o Algarve, região sul de Portugal, foi no meio/fim de Setembro de 2019. Esta é uma otima época para ir, já que não fica tão cheio e as temperaturas ainda estão ótimas. Dessa vez fui no fim de Agosto e também deu para aproveitar bastante!

Melhores praias e passeios:

  • Praia do Carvalho (Lagoa)

  • Praia dos Estudantes (Lagos)

  • Praia do Camilo (Lagos)

  • Praia de São Rafael (Albufeira)

  • Praia de Dona Ana (Lagos)

  • Meia Praia (Lagos)

  • Praia dos Alemaes (Albufeira)

  • Praia da Galé (perto de albufeira)

  • Praia da Mareta (Sagres)

  • Praia da Marinha (Lagoa)

  • Gruta de Benagil/Praia de Benagil

  • Trilha dos Sete Vales Suspensos

  • Portimão

  • Passeio de barco pelas falésias

Comidas tipicas do Algarve que comi:

  • Dom Rodrigo - sobremesa

  • Suco de laranja (as laranjas do algarve sao muito famosas)

Restaurantes que fui e recomendo:

  • Ti Gracinda (Albufeira)

  • Docaria Almeixar (Albufeira)

  • Pedras Amarelas (Praia da Galé - Albufeira)

  • O Galeão (Praia da Galé - Albufeira)

  • The Garden (Lagos)

  • O Litoral (Praia de Benagil - Lagoa)

  • A Sagres (Praia da Mareta/Fortaleza de Sagres - Sagres

  • Portas de Sao Pedro (Faro)

  • O Zuca (Albufeira)

Aluguel de carro:

  • Drive On Holidays

Hoteis:

  • Hotel Luna da Oura - em Albufeira.

  • Rialgarve - perto do Aeroporto de Faro

Nosso roteiro e diário de viagem:

O Algarve é um lugar que eu altamente recomendo o aluguel de carro, já que a região é gigante. A carteira de motorista brasileira é aceita por lá e fica muito mais pratico de conhecer tudo. Além do fato que achamos muito fácil dirigir por la.

Primeiro dia:

Pegamos o carro próximo ao aeroporto de Faro na empresa Drive On Holidays. Nós alugamos com antecendência atraves do app da booking.com. Seguimos para Albufeira, onde iríamos ficar hospedados. Primeiro dia é sempre cheio de burocracias e não dá para aproveitar tanto, ainda mais em época de covid. Curtimos um pouco da piscina do hotel e fomos para o centrinho de Albufeira jantar. Conseguimos ver um pôr-do-sol lindo da Praia e depois jantamos no restaurante Ti Gracinda. O vinho da casa foi o ponto auge do restaurante que era muito bom.

Segundo Dia:

Fomos para a Praia da Marinha, considerada uma das praias mais bonitas do Algarve. Lá só tem uma lanchonete com opções bem limitadas, então eu recomendo levar alguns comes e bebes. Logo depois, seguimos para a Praia de Sao Rafael que eu achei linda e a água, apesar de gelada, estava uma delícia. Para quem tem crianças, é bom se atentar, pois tem muito buraco no mar. Esta praia tem bastante estrutura: restaurante, estacionamento gratuito e e maior que a da Marinha. Depois seguimos para o restaurante Pedras Amarelas, na frente da Praia da Galé, que é simplesmente perfeito. Assistimos o pôr-do-sol de lá e tivemos uma experiência incrível. Recomendo muito!

Terceiro Dia:

Passamos o dia em Lagos, a 60km de distância de Albufeira. Começamos pela Ponta da Piedade e logo seguimos para a Praia do Camilo, que é bem perto e também tem bastante estrutura como estacionamento gratuito e restaurante. A praia é muito linda, mas inacessível para quem tem dificuldade de locomoção ou bebê pequeno (e precisa do carrinho) já que o acesso a praia e através de uma grande escadaria. A Praia de Dona Ana fica próxima também e dessa vez nao fui, mas fui há dois anos atrás e vale a pena a visita. É uma praia muito mais espacosa e de mar calmo. Depois de almoçarmos num restaurante maravilhoso no centrinho de lagos chamado The garden, seguimos para a Meia Praia. Essa foi minha favorita, pois é uma praia gigantesca, muito acessível para locomoção, perfeita para familias e grupos de viagem.

Quarto dia:

Começamos o dia fazendo um passeio de barco pelas falésias com a empresa Trident. O passeio saiu da Praia Armação da Pêra e teve duracao de 1h. Esse passeio vai até a Gruta de Benagil, mas não pode descer do barco. O único acesso (para entrar na caverna) até a benagil e nadando ou de caiaque. Depois do passeio, estacionamos nosso carro próximo a Praia da Marinha e começamos a Trilha dos Sete Vales Suspensos que eu recomendo demais. Vi algumas crianças na trilha, mas não recomendaria, pois tem algumas partes que são bem inclinadas. Nós seguimos andando até a Gruta de Benagil e almoçamos lá perto num restaurante chamado O Litoral que era maravilhoso. Depois seguimos ate a Praia do Carvalho e ficamos por lá por uma hora até continuar a trilha. Foi a minha praia favorita juntamente com a Meia Praia. Tirei um cochilinho e seguimos para o final da trilha. Jantamos com nossos amigos que também estavam viajando pelo Algarve no centrinho de Albufeira e foi ótimo!

Quinto dia:

Comecamos o dia indo para Sagres, que fica aproximadamente a 1h30m de carro de Albufeira. Não é um destino que muita gente considera, mas eu confesso que amei nossas poucas horas por lá. Conhecemos a Fortaleza, almoçamos num restaurante chamado A Sagres que era muito bom e depois ficamos na Praia da Mareta que também entrou para a lista das favoritas. O mar parecia uma piscina de tão calmo que era perfeito para crianças e pessoas que preferem um lugar mais calmo. Voltamos para Albufeira, pois o Rafa ganhou dois ingressos para fazermos um Safari no Algarve (?). Niguém faz isso quando vai para o Algarve (chorrindo KKK), mas como ganhamos e estava muito bem recomendado, resolvemos ir. Até porque incluía um pôr-do-sol nas montanhas e um jantar. Foi o rolê mais aventureiro e louco que eu ja vivenciei em toda minha vida! Valeu muito a pena, mas eu não faria de novo porque é aventureiro e radical demais para a minha pessoa hahaha

Sexto dia:

Depois de tantas aventuras e dias cheios, precisamos de um dia para curtir a praia DE BOAS haha. Escolhemos a Praia dos Salgados que também é maravilhosa. Alugamos duas espreguiçadeiras, mesinha e guarda sol por 15 euros e podiamos usar pelo dia inteiro. Inclusive, é muito comum as pessoas deixarem seus pertences e ir andar pela praia, sem muita preocupação. Fizemos isso também e nos sentimos muito seguros. Essa praia é demais: super acessível, espaçosa, tem resutarantes e estacionamento. Almoçamos no Restuarante Galeão (Praia da Galé - do lado) e mais tarde voltamos para assistir o pôr-do-sol de lá. Logo depois fomos jantar no Albufeira Sushi que era maravilhoso e super barato. Depois do jantar, conhecemos a região da Oura, um bairro bem mais agitado que o centrinho de Albufeira.

Nossos outros dias de viagem foram na Espanha, em Sevilha, e para isso farei outro post. Voltamos para Faro no último dia e almoçamos no restaurante Portas de São Pedro e depois de fazer teste de COVID (laboratório SynLab), devolver o carro e curtir o hotel Rialgarve, fomos para a Praia de Faro ver o último pôr-do-sol e jantar.

Essa viagem foi simplesmente perfeita! Espero que minhas dicas te ajudem também!

Playlist de vídeos que fiz no Algarve.

Anterior
Anterior

[ESCÓCIA] Edimburgo: o que fazer?

Próximo
Próximo

[ESPANHA] O que fazer em Barcelona?