[PORTUGAL] Algarve: dicas de praias, restaurantes, passeios e nosso roteiro
Recentemente tive a oportunidade de ir para o Algarve novamente (segunda vez) e este e um lugar que eu voltaria sempre! Um ótimo destino de verão na Europa.
A primeira vez que fui para o Algarve, região sul de Portugal, foi no meio/fim de Setembro de 2019. Esta é uma otima época para ir, já que não fica tão cheio e as temperaturas ainda estão ótimas. Dessa vez fui no fim de Agosto e também deu para aproveitar bastante!
Melhores praias e passeios:
Praia do Carvalho (Lagoa)
Praia dos Estudantes (Lagos)
Praia do Camilo (Lagos)
Praia de São Rafael (Albufeira)
Praia de Dona Ana (Lagos)
Meia Praia (Lagos)
Praia dos Alemaes (Albufeira)
Praia da Galé (perto de albufeira)
Praia da Mareta (Sagres)
Praia da Marinha (Lagoa)
Gruta de Benagil/Praia de Benagil
Trilha dos Sete Vales Suspensos
Portimão
Passeio de barco pelas falésias
Comidas tipicas do Algarve que comi:
Dom Rodrigo - sobremesa
Suco de laranja (as laranjas do algarve sao muito famosas)
Restaurantes que fui e recomendo:
Ti Gracinda (Albufeira)
Docaria Almeixar (Albufeira)
Pedras Amarelas (Praia da Galé - Albufeira)
O Galeão (Praia da Galé - Albufeira)
The Garden (Lagos)
O Litoral (Praia de Benagil - Lagoa)
A Sagres (Praia da Mareta/Fortaleza de Sagres - Sagres
Portas de Sao Pedro (Faro)
O Zuca (Albufeira)
Aluguel de carro:
Drive On Holidays
Hoteis:
Hotel Luna da Oura - em Albufeira.
Rialgarve - perto do Aeroporto de Faro
Nosso roteiro e diário de viagem:
O Algarve é um lugar que eu altamente recomendo o aluguel de carro, já que a região é gigante. A carteira de motorista brasileira é aceita por lá e fica muito mais pratico de conhecer tudo. Além do fato que achamos muito fácil dirigir por la.
Primeiro dia:
Pegamos o carro próximo ao aeroporto de Faro na empresa Drive On Holidays. Nós alugamos com antecendência atraves do app da booking.com. Seguimos para Albufeira, onde iríamos ficar hospedados. Primeiro dia é sempre cheio de burocracias e não dá para aproveitar tanto, ainda mais em época de covid. Curtimos um pouco da piscina do hotel e fomos para o centrinho de Albufeira jantar. Conseguimos ver um pôr-do-sol lindo da Praia e depois jantamos no restaurante Ti Gracinda. O vinho da casa foi o ponto auge do restaurante que era muito bom.
Segundo Dia:
Fomos para a Praia da Marinha, considerada uma das praias mais bonitas do Algarve. Lá só tem uma lanchonete com opções bem limitadas, então eu recomendo levar alguns comes e bebes. Logo depois, seguimos para a Praia de Sao Rafael que eu achei linda e a água, apesar de gelada, estava uma delícia. Para quem tem crianças, é bom se atentar, pois tem muito buraco no mar. Esta praia tem bastante estrutura: restaurante, estacionamento gratuito e e maior que a da Marinha. Depois seguimos para o restaurante Pedras Amarelas, na frente da Praia da Galé, que é simplesmente perfeito. Assistimos o pôr-do-sol de lá e tivemos uma experiência incrível. Recomendo muito!
Terceiro Dia:
Passamos o dia em Lagos, a 60km de distância de Albufeira. Começamos pela Ponta da Piedade e logo seguimos para a Praia do Camilo, que é bem perto e também tem bastante estrutura como estacionamento gratuito e restaurante. A praia é muito linda, mas inacessível para quem tem dificuldade de locomoção ou bebê pequeno (e precisa do carrinho) já que o acesso a praia e através de uma grande escadaria. A Praia de Dona Ana fica próxima também e dessa vez nao fui, mas fui há dois anos atrás e vale a pena a visita. É uma praia muito mais espacosa e de mar calmo. Depois de almoçarmos num restaurante maravilhoso no centrinho de lagos chamado The garden, seguimos para a Meia Praia. Essa foi minha favorita, pois é uma praia gigantesca, muito acessível para locomoção, perfeita para familias e grupos de viagem.
Quarto dia:
Começamos o dia fazendo um passeio de barco pelas falésias com a empresa Trident. O passeio saiu da Praia Armação da Pêra e teve duracao de 1h. Esse passeio vai até a Gruta de Benagil, mas não pode descer do barco. O único acesso (para entrar na caverna) até a benagil e nadando ou de caiaque. Depois do passeio, estacionamos nosso carro próximo a Praia da Marinha e começamos a Trilha dos Sete Vales Suspensos que eu recomendo demais. Vi algumas crianças na trilha, mas não recomendaria, pois tem algumas partes que são bem inclinadas. Nós seguimos andando até a Gruta de Benagil e almoçamos lá perto num restaurante chamado O Litoral que era maravilhoso. Depois seguimos ate a Praia do Carvalho e ficamos por lá por uma hora até continuar a trilha. Foi a minha praia favorita juntamente com a Meia Praia. Tirei um cochilinho e seguimos para o final da trilha. Jantamos com nossos amigos que também estavam viajando pelo Algarve no centrinho de Albufeira e foi ótimo!
Quinto dia:
Comecamos o dia indo para Sagres, que fica aproximadamente a 1h30m de carro de Albufeira. Não é um destino que muita gente considera, mas eu confesso que amei nossas poucas horas por lá. Conhecemos a Fortaleza, almoçamos num restaurante chamado A Sagres que era muito bom e depois ficamos na Praia da Mareta que também entrou para a lista das favoritas. O mar parecia uma piscina de tão calmo que era perfeito para crianças e pessoas que preferem um lugar mais calmo. Voltamos para Albufeira, pois o Rafa ganhou dois ingressos para fazermos um Safari no Algarve (?). Niguém faz isso quando vai para o Algarve (chorrindo KKK), mas como ganhamos e estava muito bem recomendado, resolvemos ir. Até porque incluía um pôr-do-sol nas montanhas e um jantar. Foi o rolê mais aventureiro e louco que eu ja vivenciei em toda minha vida! Valeu muito a pena, mas eu não faria de novo porque é aventureiro e radical demais para a minha pessoa hahaha
Sexto dia:
Depois de tantas aventuras e dias cheios, precisamos de um dia para curtir a praia DE BOAS haha. Escolhemos a Praia dos Salgados que também é maravilhosa. Alugamos duas espreguiçadeiras, mesinha e guarda sol por 15 euros e podiamos usar pelo dia inteiro. Inclusive, é muito comum as pessoas deixarem seus pertences e ir andar pela praia, sem muita preocupação. Fizemos isso também e nos sentimos muito seguros. Essa praia é demais: super acessível, espaçosa, tem resutarantes e estacionamento. Almoçamos no Restuarante Galeão (Praia da Galé - do lado) e mais tarde voltamos para assistir o pôr-do-sol de lá. Logo depois fomos jantar no Albufeira Sushi que era maravilhoso e super barato. Depois do jantar, conhecemos a região da Oura, um bairro bem mais agitado que o centrinho de Albufeira.
Nossos outros dias de viagem foram na Espanha, em Sevilha, e para isso farei outro post. Voltamos para Faro no último dia e almoçamos no restaurante Portas de São Pedro e depois de fazer teste de COVID (laboratório SynLab), devolver o carro e curtir o hotel Rialgarve, fomos para a Praia de Faro ver o último pôr-do-sol e jantar.
Essa viagem foi simplesmente perfeita! Espero que minhas dicas te ajudem também!