[PORTUGAL] O que fazer em Lisboa?
Hoje vou trazer o roteiro baseado nas viagens que fiz para Lisboa. Eu já fui duas vezes para Lisboa, uma em 2014 e uma em 2019. Portugal é um dos melhores destinos da Europa, na minha opinião: mesma língua, país barato, clima bom, culinária maravilhosa, paisagens lindas e pessoas muito simpáticas.
O que fazer?
Praça do Rossio
Rua Augusta
Arco do Triunfo
Praça do Comércio
Rio Tejo
Castelo de São Jorge
Miradouro Santa Luzia
Andar de elétrico
Belém
Ponte 25 de Abril
Mosteiro dos Jerônimos
Monumento dos Navegadores
Torre de Belém
Bairro Alto
O que comer?
Bacalhau
Pastel de Belém
Café Sical
Dia 1:
Começamos o dia pela Praça do Rossio, e para isso, descemos na estação Rossio (linha verde) e é uma área bastante legal porque dá para fazer bastante coisa à pé. Ali na região já dá para você conhecer o Teatro Nacional D. Maria II.
Ali da praça, você já consegue ver uma das extremidades da Rua Augusta, que é uma rua cheia de restaurantes e lojinhas. Vá caminhando por ela até o Arco do Triunfo. Se quiser subir no arco, é possível. Nós fomos e adoramos!
Logo à frente, já fica a Praça do Comércio, lugar muito gostoso em que tem muitos restaurantes, à beira do Rio Tejo, muitos artistas de rua, etc. A praça é uma das maiores da Europa e era residência do Rei Manuel I, porém em 1755 aconteceu um terremoto que destruiu tudo. Quando foi reconstruída, se tornou o que é hoje, com alguns hotéis, restaurantes e departamentos governamentais.
Depois disso, fomos caminhando até o Castelo de São Jorge, mas no meio do caminho, aproveitamos para pegar um elétrico e aproveitar a experiência.
O Castelo de São Jorge integra a zona da antiga cidade medieval. Após a conquista de Lisboa em Outubro de 1147, por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, o castelo foi adaptado para acolher o rei, a Corte e o Bispo. Tornou-se uma moradia da realeza.
No caminho de volta, passamos no Miradouro Santa Luzia.
Depois de almoçarmos bacalhau (claro), pegamos o carro e fomos para o Cabo da Roca.
Aliás, alugar carro em Portugal vale muito a pena, mas o transporte público também funciona muito bem.
O Cabo da Roca fica 30km de Lisboa e é o ponto mais ocidental do continente europeu continental. A vista é maravilhosa e eu acho que vale super a pena ir. Recomendo respeitar as barreiras de proteção, porque quase ninguém respeita e não tem muita segurança/fiscalização por ali. Já aconteceram alguns casos de mortes de pessoas que tentavam a selfie perfeita ou atingir um ponto mais próximo do penhasco e acabaram escorregando. É muito perigoso mesmo!
Dia 2:
Começamos o dia no bairro Belém. Lá é possível explorar vários pontos. Começamos pela Mosteiro dos Jerônimos, depois para o Monumentos aos Navegadores, Ponte 25 de Abril, seguido da Torre de Belém, a qual que entramos e eu achava que não valia a visita, mas fiquei surpreendida com tanta história e beleza. Ela servia como um ponto de defesa, então tinha cadeia, vários canhões e janelas para espionagem. É desta mesma praia-porto do Restelo em que a Torre fica que partiram Vasco da Gama para a Índia em 1497 e Pedro Álvares Cabral para o Brasil em 1500.
Logo depois seguimos para a famosa fábrica e loja de Pasteis de Belém. A loja foi inaugurada em 1837 e vende os famosos pastéis de Belém, além de venderem outras coisas. Essa parada é obrigatória!
Em 2014, lembro que também fui para Sintra e Cascais, cidades super próximas a Lisboa e que recomendo muito a visita caso você tenha mais dias de viagem.
Para finalizar, algumas fotos da viagem: