Entrevista de emprego: como ingressar no NHS?

Uma das perguntas que mais recebo é como funciona ingressar no National Health Service (NHS), sistema público de saúde do Reino Unido. Neste post explicarei como funciona para ingressar no NHS baseado na minha experiência.

Ingressar no NHS com um contrato permanente ou temporário é como ter uma carreira de concursado público no Brasil. Existem outras formas de trabalhar no NHS, como freelancer (aqui é chamado de locum), por exemplo.

  • Vantagens do contrato permanente ou temporário no NHS:

  1. Annual leave - 27-33 dias úteis de férias no ano;

  2. Sick leave - caso você precise faltar por estar doente, isso não será descontado do seu salário;

  3. emergency leave - em caso de emergência e precisar se afastar do trabalho, continuará sendo pago;

  4. study leave - aproximadamente 11 dias úteis do ano você pode tirar para estudar ou participar de eventos/cursos que colaborem com sua carreira;

  5. possibilidade de fazer cursos de especialização, participar de congressos, etc, tudo patrocinado pelo NHS.

  6. Estabilidade.

  7. Descontos em vários estabelecimentos do Reino Unido.

  • Desvantagens

  1. Flexibilidade afetada

  2. Salário (o salário de quem trabalha como freelancer é bem melhor).

  • Primeiros passos

As vagas de emprego são sempre publicadas no site NHSjobs. Então, o primeiro passo de todos é criar um perfil nessa plataforma em que você precisará preencher todos os campos, entre eles, qualificações, referências, histórico de empregos, razões pelas quais você quer tal emprego, concordar com alguns termos, etc. Não é simplesmente entregar um currículo. Aliás, o processo da aplicação é todo feito pelo site. Não é necessário o currículo.

É interessante os campos estarem bem completos e objetivos. Tome cuidado com as informações repetidas. Falo isso, pois já falhei duas vezes nas entrevistas do NHS e quando finalmente passei, percebi quantas coisas poderiam ter sido melhores.

Depois que o seu perfil estiver completo, você pode começar a procurar vagas que te interessem. Existe um campo de pesquisa e você pode determinar o que e onde está procurando.

  • Aplicando para a vaga

O processo de aplicação é bem intuitivo. Você aplica e aguarda um retorno. Caso o seu perfil interesse, os responsáveis entrarão em contato contigo para o convite da entrevista pessoal. Geralmente a data da entrevista já está disponível nas informações da vaga.

  • E como funciona a entrevista?

Eu passei por essa experiência três vezes. Diferente de muitas entrevistas, a entrevista no NHS é como se fosse um prova oral. Além de perguntas sobre competência professional e habilidades pessoais, eles perguntam muito sobre o seu conhecimento na área. Várias situações-problema são apresentadas e quanto mais respostas corretas, mais pontos e mais chances você tem de conseguir o emprego. É importante você falar tudo o que você sabe sobre o assunto, mas sempre com cautela para não soar repetitivo.

Todas as vezes que participei de uma entrevista, foram três entrevistadores (e uma jarra de água que bebi inteira de tão nervosa haha).

Na segunda e terceira vez que eu prestei a entrevista, os meus entrevistadores já me conheciam e conheciam meu trabalho. Eu estava trabalhando como freelancer para esse mesmo hospital (isso também é possível aqui - essas entrevistas são para vagas permanentes ou contratos fixos) e mesmo assim eu não passei pela segunda vez por não ter respondido bem as questões perguntadas. Ou seja, injusto ou não, não importa se você faz um bom trabalho (e que eles saibam disso), se você não for bem na entrevista e fazer a pontuação necessária, não consegue a vaga.

A entrevista durou quase 1 hora e o resultado/feedback da sua performance foi bem rápido.

Por fim, minha maior dica é: ESTUDE os padrões utilizados daqui. Às vezes estudamos coisas no Brasil que também estão corretas, porém o padrão daqui é diferente e você precisa levar isso em consideração.

Espero que essas dicas ajudem e, caso vocês tenham alguma dúvida, deixe um comentário.


Anterior
Anterior

Onde doar roupas/itens na Inglaterra?