Voltei para o Brasil!
Foram seis anos como imigrante em dois países. Posso dizer que mudar de país é um processo solitário, independente se você imigra com alguém ou não. Imigrar me ensinou muito mais sobre mim do que sobre tudo o que aprendi com a nova língua, costumes e adaptação no novo país. Imigrar foi a coisa mais difícil que eu já fiz na minha vida e a mais incrível também.
Te garanto que fazer as malas e sair do Brasil não é a parte mais difícil. Difícil é recomeçar do zero, conquistar seu espaço, lidar com tanta burocracia em outra língua em um ambiente completamente diferente do seu, tentar diariamente viver um pouco menos desconfortável do que o dia anterior. Até que você se vê recomeçando todos os dias e quando vê, percebe que é muito mais forte em diferentes aspectos do que imaginava que era. Talvez você já saiba a língua, talvez você já adore o frio, ou o calor extremo, talvez você já tenha um emprego bom, mas mesmo com todas as escolhas e renúncias, as coisas que você não escolhe vêm junto também. Existem algumas partes que você não sabia que teria que dar atenção até se deparar com elas. Independente de quantos passos você esteja a frente, vai ser difícil. Cada escolha, inúmeras renúncias e com elas os julgamentos e o constante pensamento dividido em extremos opostos.
Até que chega um momento em que tudo vai ficando mais confortável de novo e você se vê parte daquele lugar, mesmo com inúmeras partes incompletas e ao mesmo tempo, sua bagagem e resiliência vai aumentando em todas as áreas: vida pessoal, emocional e profissional.
Nosso coração decidiu voltar e lidar com uma versão de nós em que acreditamos que esta incompletude seja um pouco mais amena do que a versão de nós que encarávamos lá. No entanto, voltar para o Brasil exige tanta coragem quanto sair dele. Voltar foi uma das coisas mais difíceis que fiz na minha vida, mas foi a mais feliz também. Se hoje estou voltando com leveza, é porque a vida como imigrante me proporcionou isso.
Imigrar é entender que você nunca mais se sentirá completo e só com o tempo somado com sabedoria, para começar a ver beleza nessa incompletude. Só os sábios entendem que a experiência é única para cada um e respeitam isso. 🖤