[PORTUGAL] O que fazer em Porto?
Se tem uma cidade que eu gosto em Portugal, essa cidade é Porto! O município é considerado Patrimônio Mundial, é super conhecido pelo seu vinho (aliás, o melhor que já tomei) e a população conta com aproximadamente 240 mil habitantes.
Hoje darei dicas do que fazer em Porto baseado nas duas viagens que fizemos para lá em 2019.
O que fazer em Porto?
Ponte Luís I
Igreja dos Clérigos
Capela das Almas
Estação São Bento
Catedral da Sé
Igreja do Carmo
Ribeira
Mercado do Bolhão
Livraria Lelo
Avenida dos Aliados
Câmara Municipal
Praia de Matosinhos.
Andar de elétrico
O que não deixar de comer/beber?
Francesinha
Caldo verde
Vinho do Porto
Castanhas Portuguesas
Arroz de feijão com sardinhas
Restaurantes que fui:
Café Embaixador
Restaurante O Buraco
Padaria Nova Real
Cervejaria Brasão
Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau
Minha experiência de dois dias em Porto em Janeiro de 2019:
Primeiro dia:
Nós chegamos em Porto perto do horário do almoço, então já aproveitamos para experimentar o prato principal da região: Francesinha que trata-se de um ‘‘sanduíche’’ que contém linguiça, carnes frias, carne de vaca, ovo, queijo. É guarnecida por um molho à base de tomate (parece molho de strogonoff), cerveja e pimenta - que é conhecida como piri-piri em Portugal - e vem acompanhado de batata frita. De lá, seguimos para a Avenida dos Aliados e conhecemos a Câmara Municipal.
Em seguida, conhecemos a Estação São Bento, que é super conhecida por conta de seus azulejos. Foi inaugurada em 1915 e é chamada assim, pois no mesmo local existiu um convento, chamado São Bento.
Posteriormente, visitamos a Catedral da Sé. Aliás, lá tem um mirante bem bonito!
Logo depois atravessamos a Ponte D. Luís I, ícone principal da cidade. Começou a ser construída em 1881 ligando as cidades Porto e Vila Nova da Gaia, separadas pelo Rio Douro. Também existe um teleférico ali.
Ao descer da Ponte, você se depara com uma região muito gostosa cheia de vendedores de rua, músicos, restaurantes às margens do rio Douro, essa região se chama Ribeira. Antigamente, era um dos cais mais movimentados para carga e descarga de mercadorias. Hoje em dia, continua bem movimentado, mas a atenção é voltada para o turismo.
Ao andar pela Ribeira, te recomendo muito comer as castanhas portuguesas que tantos vendedores oferecem por ali. Eu confesso que acha que não iria gostar, mas é muito gostosa.
Para finalizar nosso primeiro dia, fomos para a Praia de Matosinhos ver o Pôr-do-Sol. Deve ser uma delícia ir para lá no verão. Aliás, foi a praia que eu achei mais parecida com o Brasil que já vi aqui na Europa. E de jantar, gostamos tanto do Café Embaixador, que comemos um caldo verde por lá de novo.
Segundo dia:
Tomamos café da manhã (ou "pequeno almoço", como dizem os portugueses) na padaria Nova Real, lugar que recomendo muito a visita!
De lá, seguimos para a Igreja do Carmo, que também chama atenção por conta de seus azulejos. Foi construída em 1756 e é considerada Patrimônio Nacional desde 2013.
Em seguida, mesmo depois de toda a comilança, fomos comer de novo na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, que simplesmente faz bolinho de bacalhau com recheio de queijo da Serra da Estrela. Maravilhoso!
Logo ao lado fica a Igreja dos Clérigos que tem uma torre enorme, possível de ser subida, porém, só tem a opção de subir de escadas.
De lá, seguimos com destino ao Mercado do Bolhão. Nada mais é do que o mercadão municipal. Lá tivemos a experiência de degustar três tipos de vinho do Porto.
Caminhamos um pouco para lá e para cá, andamos de elétrico até pararmos para comer de novo - eita povo que gosta de comer! Almoçamos no restaurante O Buraco e comemos outro prato típico da região: arroz de feijão com sardinhas fritas.
E, para finalizar a viagem, passamos na frente da tão famosa Casa da Música, que é o primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à música. Existem visitas guiadas diariamente em inglês e português.
Segunda vez em Porto:
Em Setembro de 2019, nós fizemos outra viagem para Porto e basicamente passamos por todos os lugares que nós já tínhamos ido, completando com aqueles que faltaram a visita, sendo estes a Livraria Lello e a Cervejaria Brasão (recomendação de uma amiga que é de Porto).
Consideraçōes finais:
Todos os lugares que citei neste post eu recomendo muito. Porto é uma cidade que eu sempre voltaria. É um lugar que me faz me sentir bem-vinda e em casa. A comida é maravilhosa, a língua é a mesma, as pessoas são muito simpáticas e é um destino barato.
Para finalizar, confira as fotos das nossas viagens para lá: